prof. Pr Antônio Neto
Introdução
Até
aqui, vimos os três grandes grupos mais tradicionais de denominações
evangélicas. Os pentecostais são marcados pela crença no batismo no Espírito
como uma segunda bênção, exibido no falar em línguas. Os reformados são
marcados por suas confissões de fé, que os distinguem de todos os demais
grupos. Os fundamentalistas são marcados pela crença na autonomia da igreja
local e no batismo de adultos por imersão.
Agora,
chegamos ao último grande grupo, os neopentecostais. Como já vimos, os
neopentecostais são herdeiros da tradição pentecostal. No Brasil, eles surgiram
na Terceira Onda do pentecostalismo. A partícula “neo”, portanto, serve para
ressaltar que este grupo trouxe novidades a esta tradição, mas manteve muitos
elementos dela.
Como
já sabemos da origem e desenvolvimento deste grupo, partiremos direto para suas
características e crenças básicas. Depois, faremos uma breve avaliação deste
grupo.
I.
CARACTERÍSTICAS
GERAIS
A.
Principais
Igrejas
1.
No Brasil, o neopentecostalismo tem
atuado em duas frentes, com a fundação de novas igrejas, ou com a renovação de
igrejas tradicionais.
2.
As principais igrejas fundadas com o
advento do neopentecostalismo foram:
a)
A Igreja Universal do Reino de Deus,
fundada e dirigida por Edir Macedo.
b)
A Igreja Internacional da Graça de Deus,
fundada e dirigida por R.R. Soares.
c)
A Igreja Mundial do Poder de Deus,
fundada e dirigida por Valdomiro Santiago.
d)
A Igreja Renascer, fundada e dirigida pelo
casal Estevão Ernandes e Sônia Ernandes.
e)
Outras, como A Comunidade Sara Nossa
Terra e o Ministério Nova Jerusalém.
3.
Com a renovação de igrejas tradicionais,
surgiram as Igrejas Batistas Renovadas, ou Presbiterianas Renovadas. Assim
também, a Renovação Carismática na Igreja Católica.
4.
Dentro deste processo de renovação,
houve o surgimento do chamado G12.
a)
Este movimento utiliza uma técnica de
crescimento consolidado de igreja, onde cada pessoa deve liderar uma célula de
12 e, cada um destes 12 liderem mais 12 futuramente. Desta forma, a igreja pode
crescer rapidamente.
b)
Porém, para consolidar estes discípulos,
são promovidos os Encontros, onde
cada pessoa deve passar por várias experiências típicas dos neopentecostais,
como “quebra de maldição” e as “unções espirituais”.
c)
No Brasil, este tipo de “igreja” em
células tem se tornado cada vez mais comum. Vários cantores evangélicos famosos
são adeptos deste tipo de prática, como Fernandinho, David Quinlan e Ludmila
Ferber. Também, vários grupos evangélicos também são de igrejas assim, como o
Diante do Trono e o Toque no Altar.
B.
Principais
Características
1.
Nova Abordagem aos Dons Espirituais
a)
Os neopentecostais mantiveram a crença
pentecostal de que todos os dons estão disponíveis para a igreja de nossos
dias. Porém, deram uma abordagem muito mais extravagante a estes dons.
b)
Passaram a acreditar na existência de
Apóstolos, como o Apóstolo Estevão, ou o Apóstolo Valdomiro.
c)
Promoveram uma busca muito maior por
revelações diretas de Deus, dando pouca ou mesmo nenhuma ênfase ao uso da
Bíblia no cotidiano. A uso de profecias é maior neste grupo do que em qualquer
outro.
d)
Exibem demonstrações bizarras do
Espírito Santo, como “cair no Espírito”, “rodar no Espírito”, “colar no
Espírito” e até “uivar no Espírito”.
e)
Ensinam que nós devemos dar “liberdade
ao Espírito”. Assim, seus cultos são estruturados para promover isso, com um
período longo de cânticos, ministrações e etc.
2.
Novas Crenças
a)
O neopentecostalismo também é marcado
pelo acréscimo de novas crenças à tradição pentecostal.
b)
Dentre elas, as principais são a crença na
Batalha Espiritual e a Teologia da Prosperidade. Veremos estas e outras mais
adiante.
3.
Outras Características
a)
Forte uso da mídia áudio-visual. Os
neopentecostais são os que mais usam a tv e o rádio.
b)
Igrejas-Empresas. As principais igrejas
neopentecostais funcionam no formato de empresas, com sede e filiais, com corpo
administrativo, e até produtos de comércio.
c)
Uso de slogans chamativos, como “uma
igreja com visão de águia”, ou “sua família, nossa prioridade”, ou mesmo os
nomes das igrejas como “Universal”, “Mundial”, “Internacional”.
d)
Ampla atuação política, com bancadas de
deputados e senadores no Congresso Nacional.
II.
CRENÇAS
BÁSICAS[1]
A.
Confissão
Positiva
1.
Também chamada de “palavra da fé”, é a
crença de que o crente precisa determinar com fé a posse de suas bênçãos.
2.
Ensinam que na Cruz, Cristo comprou para
nós todo tipo de bênção, tanto espiritual, quanto material, e que é a nossa fé
quem determina a liberação destas bênçãos.
3.
Todavia, não é só a fé, mas uma palavra
de fé. É preciso falar, e saber determinar a benção.
B.
Teologia
da Prosperidade
1.
A teologia da prosperidade é a crença
que todo crente, como filho do rei, tem o direito e o dever de possuir
prosperidade em sua saúde e em seus bens.
2.
A maneira de receber a prosperidade é
por meio da Confissão Positiva, que deve ser comprovada por atos de fé, que são
sacrifícios feitos em nome da fé, como vender um carro para dar de oferta.
Desta forma, o dízimo ocupa um lugar de destaque, e até fundamental, nestas
igrejas.
3.
Este é, talvez, o motivo pelo qual estas
igrejas são mais fortes na classe média brasileira, por conta do forte espírito
consumista desta classe.
C.
Batalha
Espiritual
1.
É a visão de que a realidade é marcada
por um conflito entre Deus e o diabo. Deus é, portanto, um “homem de guerra”,
que vai vencendo o mal neste mundo.
2.
Há também a crença nos “espíritos territoriais”,
que são espíritos que governam determinadas regiões. Também, espíritos que
provocam mazelas, como espírito de pobreza, de doença, de depressão, de
desânimo e etc. Por isso, todo tipo de mazela é provocada por um tipo de
espírito.
3.
O crente, tendo Deus ao seu lado,
precisa batalhar contra estes espíritos. Se Deus está ao seu lado, o crente
deve “repreender”, “amarrar”, “declarar vitória” sobre todo espírito ruim que o
atormenta. Como diz uma música “Posso enfrentar o que for, eu sei quem luta por
mim”.
D.
Maldição
Hereditária
1.
É o pensamento de que determinadas
práticas pecaminosas se tornam maldições que vão passando de pai para filho.
Por exemplo, um pai macumbeiro transmite naturalmente uma maldição ao seu
filho.
2.
Por isso, é necessário o cancelamento,
ou a quebra destas maldições. Isto é feito por meio de “regressões” e “orações
de cancelamento”.
3.
Esta é uma prática muito comum nas
igrejas que adotam o G12.
E.
Exorcismos
e Curas
1.
Com base em todas as crenças anteriores,
os neopentecostais são o grupo que mais exercita a prática de exorcismos e
curas.
2.
Os exorcismos servem muito para
demonstrar superioridade sobre o diabo, havendo diálogo, e expressões de domínio,
como “amarrar” o demônio.
3.
As curas são o verdadeiro espetáculo da
prosperidade física, mostrando como o crente que crê e determina recebe a
solução dos seus problemas.
III.
BREVE
AVALIAÇÃO
A.
Pontos
Positivos
1.
Particularmente, só vejo um fator
positivo no surgimento das igrejas neopentecostais, que foi o aumento do número
de evangélicos, o que facilita e aumenta o acesso à Palavra e ao verdadeiro
Evangelho. É cada vez mais comum a “conversão” de crentes ao verdadeiro
evangelho bíblico.
B.
Pontos
Negativos
1.
Será que podemos considerar as
igrejas neopentecostais como “irmãs”? Eu penso que não, pois, ao se analisar
bem, nem o Deus crido por elas, nem o evangelho ensinado é o mesmo que cremos e
ensinamos. O Deus neopentecostal não é soberano, não é Senhor, mas um gênio da
lâmpada que está à serviço dos desejos dos homens. O evangelho da prosperidade não
oferece o perdão do pecado por meio da Cruz, mas é centrado na oferta de bênção
de prosperidade. Portanto, como um grupo que crê em outro Deus e em outro evangelho
pode ser considerado evangélico? Lembremos o que Paulo disse “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu
vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.”
Gálatas 1:8
2.
Isso significa que todos que estão
nestas igrejas são descrentes? Primeiro, precisamos saber que só existe este
tipo de igreja, porque existem pessoas que buscam a Deus por motivos egoístas e
mundanos. No entanto, há pessoas que já tiveram acesso ao verdadeiro evangelho,
mas estão desorientadas nestas igrejas. Por isso, é importante que estas
igrejas sejam vistas, também, como campos missionários.
3.
Um dos principais pontos negativos
é a confusão que estas igrejas trazem à imagem dos crentes no Senhor Jesus. Por
conta delas e das pentecostais, convencionou-se que crente é um ser bizarro,
com práticas estranhas, que são tolos em dar dízimo para um pastor ter uma vida
regalada. Sabendo que não pode vencer, o inimigo conseguiu por meio deles
confundir o cristianismo.
4.
Por fim, muito mais pontos
negativos poderiam ser ditos. Porém, com tudo o que foi dito acima, precisamos
tomar sempre muito cuidado com a associação com tais grupos. Atente aos cds que
você compra, aos livros, e às músicas que cantamos em nossas igrejas.
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