O Que a Bíblia Diz Sobre... Pular Carnaval?



Sem entrarmos no mérito da origem do carnaval, ou da definição etimológica do termo “carnaval”, todos sabemos que esta festa está estritamente relacionada a práticas imorais. Não é à toa que o governo realiza campanhas em favor do uso de preservativos neste período. Também, é neste período que mulheres desfilam praticamente nuas em uma avenida. Enfim, não seria nada difícil provar que o período carnavalesco é um período onde as pessoas dão vazão à imoralidade sem os devidos constrangimentos típicos da sociedade.
Por conta disso, não seria difícil também concluir que um crente no Senhor Jesus não deve querer participar desta festa, visto ordens bíblicas como “Fugi da impureza” (1 Coríntios 6:18) e “vos abstenham da prostituição” (1 Tessalonicenses 4:3). Porém, alguém pode ainda pensar em assistir aos “belos” desfiles das escolas de samba na TV, ou mesmo que mal haveria em ir a uma “confraternização” de carnaval da empresa. Por mais absurdo que pareça, não custa nada pensarmos: o crente pode pular carnaval?
Em primeiro lugar, é importante que se diga que a Bíblia não fala da festa do carnaval. Esta festividade é bem mais recente do que a Bíblia. Porém, a Bíblia fala com clareza sobre o que se faz no carnaval. O texto que me vem à mente é o de Efésios 5:3-11.
Neste trecho desta carta de Paulo, ele está falando sobre a santidade requerida daqueles que foram unidos a Cristo e unidos aos demais irmãos no Corpo de Cristo, que é a Igreja. Esta dupla união deve nos levar a “não mais andar como andam os gentios” (4:17). Como o próprio apóstolo enfatiza em 5:8 “outrora, ereis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”.
Com isso em mente, chegamos ao versículo que, entendo eu, aplica-se perfeitamente à questão do carnaval. Veja o que o texto bíblico diz nos versículo 11.
“E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém reprovai-as”.
A palavra “cúmplice” possui a ideia de uma participação com alguém. É como ser cúmplice de um crime. É qualquer forma de participação intencional. E a exortação bíblica é que não devemos participar intencionalmente das obras infrutíferas das trevas. O pr John Macarthur, na sua Bíblia comentada, nos explica bem este trecho. Ele diz “os cristãos [..] não devem se envolver, de modo algum, com os caminhos maus e com as obras de Satanás e do mundo” (pg 1608). Portanto, ser cúmplice das obras infrutíferas das trevas é associar-se intencionalmente com qualquer prática que se origina de uma fonte contrária a Deus, como o mundo e o diabo.
O carnaval, claramente, é uma festa originada “nas trevas”. É uma festividade que em absolutamente nada glorifica a Deus, mas exalta o pecado, especialmente a imoralidade, a lascívia, a impureza. Desta maneira, podemos dizer que não deve haver nenhuma cumplicidade, ou nenhuma associação intencional entre o crente e o carnaval. Associações do tipo assistir aos desfiles na TV ou na cidade, ir a alguma festividade em praias, clubes ou praças, não seriam, portanto, recomendadas. Pelo contrário, o dever do crente é “reprovar”, rejeitar, acusar como ruim todas estas coisas.
Geralmente, as igrejas promovem retiros neste período para que os jovens, ou mesmo as famílias das igrejas tenham um tempo de reclusão deste período tão marcado pelo pecado. Esta é uma boa estratégia. Porém, se você não vai participar de um retiro assim no carnaval, retire-se a si mesmo e à sua família. Desligue a sua TV neste período. Evite praias, clubes, ou qualquer ambiente onde você sabe que está havendo festejos. Se possível, combine com sua igreja momentos de comunhão. Aproveite os feriados para ficar com sua família e com seus irmãos em Cristo.
Portanto, o que a Bíblia diz sobre pular carnaval? Ela diz que isso é associar-se com aquilo que não agrada a Deus e, por isso, não é recomendável àqueles que desejam andar na luz. Que este seja, enfim, o desejo e a postura de todos que queremos honrar ao Deus Santo.

Este é o primeiro texto da série "O que a Bíblia diz sobre...?" Se você deseja saber o ensino bíblico sobre algo, coloque nos comentários o seu complemento à esta frase. Por exemplo, "O que a Bíblia diz sobre...Palavrão?". Logo, logo, sua pergunta será respondida. 



10 comentários:

  1. Muito bom o artigo! Vivemos em dias que existe um a grande distorção sobre "casamento", gostaria de saber : O que a Bíblia diz sobre...Casamento

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto! Eu e meu esposo gostariamos de aprender O que a Biblia diz sobre ter amigos ímpios.

    ResponderExcluir
  3. Como o carnaval de fato esta proximo, como devemos nos comportar diante dos "irmãos em Cristo" que vão sair em escolas de samba, ou participar de grupos de folia? Se falarmos contra esta prática, não estaríamos sendo legalistas? Sendo que em grande parte, vemos comentários do tipo: _Não devemos julgar! Ou devemos julgar e desconfiar aqueles que professam uma coisa, mas que não vivem de acordo com o que falam?

    Em Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história de "julgar" falam para se esconderem atrás disso, mas quando nosso irmão está indo de encontro ao que a bíblia diz e faz o errado devemos mostrar e exortar, se amamos nosso irmão e ele faz algo que desagrade a DEUS demos alertar sim!!!

      Excluir
  4. A cantora Baby do Brasil voltou a fazer novas declarações polêmicas e afirmou que participa do carnaval porque Deus se agrada.

    “Eu gosto de festa porque eu acho que Deus é festa e o Carnaval de Salvador é uma grande festa. E é por isso que estou no carnaval”, disse a cantora, que participa da folia ao lado da banda percussiva do Olodum e da Orquestra Sinfônica da Bahia.

    Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/carnaval-festa-deus-baby-brasil-justificando-folia-65521.html

    Esses são os "crentes" produzidos pelas igrejas de hoje, se baseiam no "eu acho que Deus..." trazendo as Escrituras para os "achismos" ao invés de tratá-la como uma verdade absoluta como de fato ela é.

    Que tristeza...

    ResponderExcluir
  5. Carnaval é a festa que trás prostituição , casamento destruído ..
    A festa de Deus é o cântico da igreja não festa mundana

    ResponderExcluir
  6. Pq a bíblia diz sobre eu participar de festas em família, mais q tem bebidas e músicas mudança,mesmo eu não bebendo nem pulando, só participando da festa familiar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode comparecer na festa ser cordial com todos da sua família, dizer que todos são importantes e especiais pra você, e então se retirar. Não fique na festa. Assim eles vão perceber duas coisas :1.que você não é um cristão chato e 2.que você realmente leva Deus a sério. É assim que eu faço, e sempre quando eles estão em apuros me procuram, e sempre eles podem contar comigo. As nossas atitudes que vão ficar marcadas na mente deles nessa hora.

      Excluir
  7. Olhar eh pecado tambem...eh como pecar com os olhos.. se seus olhos forem bons todo o seu corpo será também...

    ResponderExcluir