Texto fora de contexto... Mateus 18:20



Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio delesMateus 18:20


Lembro como se fosse hoje! Eu, ainda criança, chego com meus pais na igreja para o culto. Notamos, então, que apenas a nossa família e mais outra estão presentes, e mais a família do pastor. Parece uma situação triste, pouca gente no culto. O que o pastor falaria, então, para consolar e animar aos presentes? Ele escolheu citar Mateus 18:20 para sabermos que Cristo estava entre nós! Mas, espera aí: Acho que não é bem assim...

Poucos textos são tão utilizados de maneira errônea quanto Mateus 18:20. Eu mesmo já ouvi este trecho sendo usado para oração em grupo, e até como base para dizer que não é preciso ir para o culto, pois a família com filhos já soma no mínimo 3! Porém, é da maneira como foi usado nesta minha experiência que ele mais é utilizado, para motivar a um grupo pequeno no culto, afirmando que, embora poucos, Cristo está presente.

Em primeiro lugar, não é errado motivar aos irmãos lembrando-lhes da presença de Cristo no culto. Porém, outros textos poderiam ser usados, pois o de Mateus 18:20 definitivamente não trata disso. De que trata, então?

Regrinha básica em ação: analise o texto no seu contexto. Fazendo isso, você notará que o contexto trata de disciplina na igreja. Jesus está ensinando aos seus discípulos sobre como lidar com um irmão que peca. Primeiro passo, falar com ele. Segundo passo, levar mais uma ou duas testemunhas (decore estes números). Terceiro passo, falar para a igreja. Se, depois de tudo isso, a pessoa recusa-se a abandonar o seu pecado, ela deve ser excluída da igreja.

Assim, os versos 18 e 19 mostram que este processo é autorizado por Deus. Preste bem atenção e você verá Jesus falando de “terra” e “céu” algumas vezes nestes versículos. O que ele quer dizer é que, embora o tratamento do pecado lide com problemas “aqui da terra”, Deus, que está “no céu”, também está relacionado.

Desta forma, veja que o versículo 20 começa com um “Porque”. Se começa assim, então ele está completando uma ideia anterior e, por isso, para entendê-lo, é preciso entender o dito anteriormente. Mas nós já sabemos que o contexto fala de Deus autorizando “no céu” o tratamento do pecado “na terra”. Portanto, o versículo 20 fala exatamente sobre isso também, sobre tratamento de pecado, e sobre autorização divina!

O ensino deste verso, então, é que quando dois ou três se reunirem para lidar com o pecado de um irmão, isto terá a autoridade da presença espiritual do próprio Cristo! O próprio Senhor Jesus estará presente quando o segundo passo começar a ser praticado, dando peso àquela situação de exortação.

Por isso, não use Mateus 18:20 para motivar os poucos crentes presente no culto. Mas você pode usar muito bem para motivar aos presentes em uma assembleia onde se discutirá um pecado a ser tratado de alguém, pois é sobre isso que este texto fala.

21 comentários:

  1. Que fique claro,que a reunião de pessoas que é a Igreja e não um lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus usou essa finalização como um adendo para a situação de reconciliação... porém ela pode e deve ser usada em outros contextos fora dessa situação de reconciliação.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. ele finaliza a questão de reconciliação no verso 18 mas porém diz mais...

      Excluir
    4. Concordo com você Brian, numa exegese podemos entender que 2 ou 3 em nome de Jesus resolve problemas, encontra solução. Não se pode ficar atrelado ao texto, a palavra de Deus é profunda fonte de sabedoria e conhecimento.

      Excluir
    5. O texto foi exatamente e claramente explicado.Ainda que se levasse em conta a divisão temática que não consta no original, ainda sim estaria correta a interpretação. Dizer que tal texto pode ser usado em outra situação é ignorar o contexto e mais ainda é adicionar a ele o que ele não diz. Neste caso chamamos de eisegese, ou seja, colocar no texto aquilo que não está ão contrário de exegese que significa retirar do texto!
      A interpretação do texto está corretíssima. É obvio que Jesus está sempre conosco, mas não se trata da presença de Cristo na comunhão, mas sim no momento de disciplina!

      Excluir
  2. Muito bom o artigo. É preciso pedir sabedoria pra interpretar a Palavra de Deus, pois um versículo que damos uma significação, como o explicado acima, pode ter vários significados. Por exemplo, Mateus 18:20 pode ser pregado como - Deus se manifesta quando estamos reunidos buscando pelo mesmo propósito. Paz!! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, até entao não havia pensado por essa linha! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. sensacional a tantos anos lendo a biblia nunca me liguei nessa regrinha basica o contexto .

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive dúvidas nesse veículo, hj tenho certeza de que eu estava certa, muito bom ter sabedoria pra interpretar a palavra de Deus...

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Eu creio que Deus fala de várias formas, dependendo do momento que a pessoa se encontra. Assim aconteceu é acontece comigo. Creio que o pastor foi usado a dizer que tinha poucas pessoas mas Deus estava presente da mesma forma é ia agir da mesma forma pela fé de cada um. Não importa a quantidade , mas a qualidade; o forma como você chegou e como você busca o Senhor. Assim como creio que quando estou em meu quarto em oração, estou eu e as Pessoas de Deus Trino. Deus fala como Ele quer falar, para aqueles que qerem e prescisam ouvir. Deus fala através do profeta e através da palavras. Creio que naquele momento foi necessário essa passagem. Não que esse modo do Brian pensar esteja errado. Mais a Palavra De DEUS, pode vir para mim em um momento que eu estiver orando somente com meu filho e surtir efeitos como se eu estivesse orando em um igreja lotada, porque Deus é o mesmo em qualquer ocasião. Jesus veio para quebrar protocolos.Tudo depende do momento e da fé de cada um. É assim que eu creio é entendo.

      Excluir
  7. Está falando de Deus, Onipresente que está em vários lugares ao mesmo tempo com os crentes Nele.

    ResponderExcluir
  8. A bem da verdade, o contexto é exatamente o exposto acima, no entanto, vejo perfeitamente possível a aplicabilidade do versículo 20 no tocante a presença do Senhor onde estiverem dois ou tres "reunidos em seu nome" como SENHOR DA IGREJA. creio ser plausível a menção do versículo 20 no âmbito da igreja reunida, uma vez q qualquer reunião onde não houver condordancia quanto a sua presença ali, será tão somente um ajuntamento de pessoas como um outro qualquer.
    Ele é o Senhor da igreja, e como tal espera que a reunião dos Salvos seja tão somente cristocêntrica, ou seja, Ele como centro, e isto decorre da concordância entre os Salvos de que Ele o é e sempre o deve ser, o que em muito tem sido negligenciado no seio da igreja na atualidade.

    ResponderExcluir
  9. MEU IRMÃO HÁ UM GRANDE EQUÍVOCO NA SUA HERMENÊUTICA!!!

    18Com toda a certeza vos asseguro que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado no céu. 

    19Uma vez mais vos asseguro que, SE DOIS DENTRE VÓS CORCORDAREM NA TERRA EM QUALQUER ASSUNTO sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. 20Porquanto, onde se reunirem dois ou três em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles”.

    Note que o contexto sim é a respeito de como tratar o pecado de um irmão. Porém a partir do vers. 19 o texto ganha outro enfoque: Jesus esta reafirmando a autoridade que igreja tem, não apenas sobre o assunto do pecado mas sobre " QUALQUER ASSUNTO"...está tão claro no versículo 19. Entao, na corcordancia da igreja sobre qualquer assunto, Jesus se faz sim presente, e no centro.

    Voce provavelmente esta se baseando na divisão temática que existe nas biblias atuais, onde elas colocam um título de: "Como tratar o pecado de um irmão" - e colocam o versiculo 15 a 20 dentro dessa tematica, porém, no texto original não existe tematização que vemos nas bibloas originais.

    Tambem gostaria de humildimente lembrar aos irmaos que estão dando posicionamentos sobre este artigo. Parem de dizer "eu acho isso", "eu acho aquilo", etc. A biblia não é uma bagunça pra que cada um fique tomando uma interpretação pessoal e sem base alguma na ciência que nos ajuda a compreendê-la: Teologia. Muitos nem sequer leem a biblia, não a estudam ou muito menos se aprofundam nela.
    Somos muito palpiteiros...nunca estudamos politica, antropologia, etc,...mas quando é ano de eleição parece que todo mundo vira cientista político...e por ai vai.
    Respeitem a memória e dedicação daqueles que passaram horas debruçados diante deste livro a fim de buscar ter o esclarecimento vindo de Deus, daqueles que dedicaram suas vidas em fazer pesquisas e estudos para ajudar aos mais leigos como nós compreendermos melhor as escrituras.
    Seja humilde...e ao inves de talvez se irar com essas palavras, reconhece sua falha em deixar de mergulhar nessa imensidão que é a biblia e mude.
    Que Deus em Cristo os abençoe.
    Elias Esdras

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o esclarecimento! Na verdade o assunto é disciplina, em se tratando de disciplina e em se tratando de disciplina exemplo pela O que é a igreja, Jesus está presente nesse trabalho para a pureza do corpo e o abandono ao pecado e está pronto a perdoar e reconciliar ao irmão faltoso.

    ResponderExcluir
  11. Pq o meu povo perece por falta de conhecimentos!! Se não buscaremos a revelação diária do Espírito Santo de Deus, viveremos a vida toda com cegueira espiritual e dominados por satanás.

    ResponderExcluir
  12. aqueles que estão em unidade com o senhor ,teem autoridade no nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  13. Uma coisa é fato, a Palavra é viva e se renova a cada leitura.
    Ontem mesmo Deus me ministrou a respeito disso. Quando usamos essa passagem pra dizer que em determinada reunião Jesus estará ali pois há 2 ou 3 em Seu nome.

    Mas uma coisa que as pessoas não entendem ou percebem que há uma condicionante nesse versículo, não basta se reunir, mas se reunir em nome de Jesus. E Deus me ministrou a respeito disso, muitos tem se reunido, mas nem todos em nome de Jesus. Inclusive eu.

    Em uma nação, onde os números mostram que estamos chegando a 50 milhões de evangélicos, porém as estatísticas não refletem isso, não vemos a corrupção diminuindo, a criminalidade não diminui os números não mostram o efeito que uma nação onde 1/4 da população é cristã podeira causar e mudar um pais.

    Isso nos leva a crer que realmente muitos tem se reunidos, mas nem todos com a motivação correta, muitos se juntam pra fazer uma social, para agradar a homens, para ganhar títulos, para alcançar cargos, para postar nas redes sociais e etc, mas tem se esquecido que a nossa unica motivação deve ser Jesus, o único digno de toda honra e toda a glória.


    reunidos em Porquanto, onde se reunirem dois ou três em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles”.

    ResponderExcluir