Texto fora de Contexto - Romanos 8:28





Rom 8:28  Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

            O texto de Romanos 8:28 é um daqueles prediletos de muita gente. Se fizéssemos uma pesquisa, não seria surpreendente ver este versículo como um dos mais conhecidos dos evangélicos, mais até, talvez, do que João 3:16. O motivo para isso reside no fato da cada vez mais crescente mania evangélica de considerar a Bíblia como um livro de autoajuda. Consequentemente, aqueles versículos que motivam, falam de triunfo, consolam e animam serão os prediletos nas pregações e nas conversas informais.
             No caso desse texto, não é incomum vê-lo sendo utilizado com propósitos motivacionais. Porém, para entendermos como ele é usado para motivar, imagine uma situação onde você é dono de uma empresa, e então descobre que ela vai à falência. Um amado irmão em Cristo, na expectativa de te animar, chega para você e diz “Querido, saiba que todas as coisas cooperam para o nosso bem. Deus há de te dar uma empresa melhor e maior. Você vai sair dessa!”.
Esta pessoa entende que tal versículo significa que todas as coisas que ocorrem na sua vida cooperam para circunstâncias ainda melhores. Ou seja, se um ladrão te furta algo, é porque Deus vai te dar algo melhor ainda. Se você termina um namoro, é porque Deus vai te dar um namoro ainda melhor. Se você não passa na prova do vestibular, é porque Deus vai te colocar em uma faculdade superior. Porém, será que é isso mesmo?
Não, não é isso! Não é isso que o texto ensina. Na verdade, o problema todo reside no que o apóstolo Paulo, o escritor desse texto, quer dizer com a palavrinha “bem”. E a resposta está um versículo depois, em Romanos 8:29:
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Note que este versículo começa com a conjunção “Porquanto”. Isto significa que este versículo explica algo do anterior. O verso 28 ensina que tudo coopera para o bem daqueles a quem Deus chamou segundo o seu propósito. A pergunta, então, é “Por que tudo coopera para o nosso bem?”.
A resposta é que Deus nos chamou para um propósito, descrito no verso 29, o de sermos conformes (da mesma forma) à imagem de Cristo. Ou seja, Deus nos chamou para sermos parecidos com Cristo; para que Cristo seja transparecido por meio de nossas vidas. Deus já nos destinou de antemão para isso, mas ele já está trabalhando em nós para este fim.
Outros textos da Bíblia mostram como Deus tanto deseja que sejamos cada vez mais parecidos com Cristo, quanto que isso ocorrerá plenamente no futuro. Veja alguns exemplos:
Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” Col 3:9,10
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” 1 Jo 3:2
Note como o primeiro versículo mostra que já estamos sendo feitos à imagem de Cristo. Já o segundo versículo diz que, quando Cristo vier, seremos semelhantes a ele (você lembra da expressão “imagem e semelhança” lá de Gênesis? São palavras sinônimas, por isso o termo “semelhança” é usado em 1 João).
Agora sim podemos entender o que Paulo quis dizer com a palavrinha “bem” em Rm 8:28. Com esta palavra, o apóstolo tinha em mente o propósito de Deus de nos tornar mais semelhantes a Cristo. Ou seja, tudo o que acontece na vida dos crentes tem o propósito de torna-los mais parecidos com o Senhor Jesus Cristo. Este é o nosso “bem”.
O real valor, portanto, desse trecho que analisamos é entender qual é, de fato, o maior bem de nossas vidas, aquilo pelo qual devemos desejar com mais vigor. Se tivermos como nosso maior desejo o ser mais parecidos com Cristo, então este versículo é extremamente apropriado para nos consolar e motivar nas dificuldades. A perda de um emprego, a perda de um ente querido, a descoberta de uma doença, o fracasso em uma prova importante, tudo isso tem o propósito de nos tornar mais semelhantes a Cristo. Nossas dificuldades servem como um martelo na mão do escultor, que vai retirando excessos e dando a forma apropriada à sua escultura.
Por isso, quando for utilizar este trecho para o seu próprio consolo, ou o consolo de alguém, simplesmente troque a palavrinha “bem” por “nos tornar mais parecidos com Cristo”. Desta forma, você usará este texto em seu contexto, e oferecerá um consolo apropriado para todas as circunstâncias.

In omnibus glorifectur Deus.

  

6 comentários:

  1. Evidente e muito boa eexplicação!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha dúvida é que na NIV o texto não revela que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus", mas, traz o seguinte texto: "em todas as coisas DEUS TRABALHA PARA O BEM DAQUELES QUE O AMAM". Ou seja, a leitura da versão NIV nos dá uma grande diferença de entendimento deste versículo. Na realidade não são as coisas (fatos ou situações) que ocorrem nas nossas vidas que, em si mesmas, representam alguma cooperação (amadurecimento, por exemplo) daqueles que amam a Deus, mas, é o próprio DEUS QUE TRABALHA POR AQUELES QUE O AMAM, em todos os momentos em que as coisas (fatos ou situações) ocorrem. Tentei ver a versão original em grego, mas, não consegui. Há traduções ou versões que podem trazer um entendimento diferente e, neste caso, vemos claramente que a despeito das circunstâncias, Deus opera, trabalha, em nosso favor. Considerando o contexto em que Paulo escreveu, Deus opera em nosso favor, pois o amamos, e que, através de sua ação, em nosso favor, seu propósito não seja frustrado.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da explicação tanto Deus coopera ou trabalha para nosso bem em todas as coisas para forjar formar em nós o carácter de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Pelo o que se compreende é "que todas as coisas contribuem", sejam boas ou más.
    O verdadeiro Cristão não serve a Deus apenas no gozo, mais também nas lutas, provas, enfermidades, alegria, tristeza, desemprego,..seja qualquer a situação o versículo ensina o que Paulo quis dizer em 1 Tessalonicenses 5:18.."Em tudo daí graças".
    Em tudo mesmo, pois o versículo não ensina daí graças apenas as coisas boas.
    Acho que devemos ler os versículos com os olhos do Espírito, é bonito a teologia eu até estudo, porém devemos ver o que realmente o versículos nós ensina buscando a Deus em oração.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom queria explicação sopre 2 coritio 4 17 as tribulação 👍

    ResponderExcluir