Escola Bíblica: O Plano da Salvação - Lição 3 (cont.)


                               Escola Bíblia: O Plano da Salvação – Lição 3
Baseado no Livro: O Estranho no Caminho de Emaús
de John R. Cross

3) A CRIAÇÃO DO HOMEM

Sexto Dia (continuação)
O sexto dia começou com a criação de animais. Agora, o foco de toda história muda. Até agora, Deus estava preparando a Terra para ser habitada. Os anjos que assistiam a tudo devem ter se perguntado o que Deus tinha em mente para o desfecho final. A Terra seria para eles? Não sabemos se os anjos pensaram nisso ou não, mas certamente o modo como Deus agiu, na criação do homem, reservava algumas surpresas
Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.      Gênesis 1.26-27

A Imagem de Deus
A Bíblia diz que o Senhor criou o homem à imagem de Deus. Ora, obviamente isso não significa que somos cópias exatas. Nenhum de nós é onisciente, onipotente ou onipresente. A Bíblia também não ensina que somos pequenos deuses, e sim que o homem é como um espelho que reflete a imagem do objeto, mas não é o objeto. De certo modo, quando você olha para o homem, vê muitas coisas que ele tem em comum com Deus.
Antes de mais nada, Deus criou o homem com uma mente. De certa forma, Deus nos deu um pouquinho de Seu intelecto. Por termos uma mente, somos capazes de investigar, entender e criar, que são habilidades que Deus possui. Mas embora tenhamos um intelecto, não somos oniscientes. Na verdade, nascemos neste mundo com muito pouco conhecimento. Tudo o que sabemos teve que ser aprendido.
Deus também criou o homem com emoções. A palavra emoção pode ter implicações negativas, mas há um lado positivo. A capacidade de sentir é um aspecto muito importante do ser humano. Sem sentimentos, seu relacionamento com os outros seria como o de um robô — frio e calculista. Em contraste com um robô sem emoção, as Escrituras nos dizem que o Senhor é compassivo; Ele é carinhoso; e fica irado quando vê injustiça. Um deus sem coração, e sem a capacidade de sentir amor ou mostrar compaixão seria realmente amedrontador. Deus criounos com sentimentos porque ele tem sentimentos.
Deus também criou o homem com uma vontade própria. A capacidade do homem tomar decisões muitas vezes é considerada um direito. Mas a capacidade de escolher e de ter preferências é que permite à humanidade uma variedade sem fim. Alguns gostam de arroz, outros preferem batatas. Para o café da manhã, você pode ter pão de queijo, pão francês ou pão de forma. As escolhas são ilimitadas.
A capacidade de escolher distingue-nos dos robôs, que não são capazes de tomar decisões independentes — eles apenas correspondem ao que foi programado. O homem recebeu uma vontade própria para que ele pudesse seguir a Deus livremente, não como um robô, mas como alguém que tenha compreendido que Deus cuida dele e, portanto, sabe que Deus está procurando fazer o que é melhor para ele.
Possuir intelecto, emoções e vontade própria são todos aspectos do ser criado à imagem de Deus. Há outras áreas que podíamos abordar também, mas vamos seguir adiante. A Bíblia diz
… Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Gênesis 2.7
As palavras fôlego de vida muitas vezes estão associadas ao espírito ou à parte não-material do homem. Este é mais um reflexo da imagem de Deus, pois Deus é Espírito. Como já dissemos antes, espíritos não podem ser vistos, pois não possuem corpos. Entretanto, no caso do homem, Deus optou por providenciar uma casa física de carne e ossos para o espírito do homem habitar — uma casa formada do pó da terra. Depois de formado, o corpo ficaria deitado ali, completo, mas totalmente sem vida. Foi quando Deus soprou o espírito no homem que o corpo tornou-se vivo. Somente Deus pode conceder vida; nenhum ser humano ou anjo possui essa capacidade. Mais uma vez, vemos que o Senhor é completamente distinto de todos os seus seres criados — Ele é maior que todos.

Uma Companheira
O primeiro e único homem que Deus criou foi chamado Adão, que significa homem. Em seguida, Deus criou a mulher. Então o SENHOR Deus declarou:
“Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Gênesis 2.18
 Então o SENHOR Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”.
“O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.” Gênesis 2.21-22,25
Esses poucos versículos têm gerado discussões acaloradas. Alguns entendem que quando Deus fez a mulher, a fez como uma cidadã de segunda classe. Não é assim. Deus tomou a mulher do lado do homem — para ser uma companheira; não do calcanhar do homem — para ser sua escrava. Adão deu à sua esposa o nome Eva, que significa doadora de vida.

O Jardim Perfeito
Deus tomou Adão e Eva e os colocou em um jardim especial, que havia criado para eles. O jardim era chamado Éden.
“Ora, o SENHOR Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara. Então o SENHOR Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento.” Gênesis 2.8-9
Nem mesmo todos os jardins e zoológicos do mundo podem ser comparados ao jardim de Deus! Era um paraíso perfeito — com linda folhagem, água límpida e abundante, com uma imensidão de peixes, uma inacreditável variedade de animais — com beleza indescritível! O clima também era diferente. A Bíblia diz …
“… o SENHOR Deus ainda não tinha feito chover sobre a terra … Todavia brotava água da terra e irrigava toda a superfície do solo.” Gênesis 2.5-6
Nós não conseguimos imaginar muito bem como era o Éden, mas obviamente Deus não criou um jardim no qual Adão e Eva tivessem de lutar pela sobrevivência. O jardim apresentava uma abundância, e Deus provia tudo o que eles precisavam. Era um mundo perfeito para se viver!

Criador-Proprietário
Deus não perguntou a Adão e Eva se gostariam de viver no Éden — ele sabia o que era melhor para eles. Deus podia agir sem consultar ninguém, simplesmente porque como Criador, era também Proprietário.
“Teus, ó SENHOR, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu.” 1  Crônicas  29.11
“Do SENHOR é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.” Salmo 24.1
“Reconheçam que o SENHOR é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo” Salmo 100.3
Assim como os anjos pertencem a Deus porque ele os criou, assim também o homem pertence a Deus porque o Senhor foi seu Criador. E assim como os anjos receberam a tarefa de serem servos de Deus, assim também Deus deu ao homem a responsabilidade de cuidar da Terra.
“O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.” Gênesis 2.15

Período de Teste
Só porque Deus não consultou Adão e Eva quanto a colocá-los no jardim, isso não significa que eles não tinham escolha. Deus criou o homem com vontade própria — a capacidade de escolha. Entretanto, quando se trata de algumas áreas da vida, tal como o amor, ter a capacidade de escolha não significa nada, a menos que haja alternativas. Assim, Deus colocou diante do homem uma opção muito simples, envolvendo duas árvores.
“… E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” Gênesis 2.9
A primeira árvore mencionada é a árvore da vida. Se o homem comesse dessa árvore, viveria para sempre. Sem problemas.
A segunda árvore, entretanto, veio com uma advertência. Era a árvore do conhecimento do bem e do mal. Adão e Eva conheciam o bem; mas o mal era outra história. Ambos tinham sido criados como seres perfeitos e eram inocentes de todo mal. Sua experiência estava limitada à bondade de Deus. A Bíblia diz que se Adão e Eva comessem o fruto dessa árvore, não apenas conheceriam o que era bom, mas também o que era mau.
E o SENHOR Deus ordenou ao homem:
 “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”. Gênesis 2.16-17
Anteriormente, vimos que desafiar as leis físicas de Deus, como a gravidade, tem conseqüências. Este princípio — uma lei quebrada tem suas conseqüências — aplica-se a todas as leis ou mandamentos de Deus. Neste caso, Deus deu ao homem uma regra simples: “Não coma o fruto daquela árvore”. A conseqüência de quebrar esse mandamento era muito clara — o homem morreria. Analisaremos a morte com maiores detalhes mais adiante.
Essa árvore era o que distinguia o homem como ser humano e não como robô. O homem tinha uma escolha — comer ou não comer, obedecer ou desobedecer. O robô só faz o que lhe foi programado, mas Adão e Eva tinham uma opção. Há uma grande diferença entre uma pessoa programada para dizer “Eu obedecerei a você” e alguém que assim o faz por sua própria vontade. Ter a capacidade de escolher é o que dá significado e profundidade à palavra obedecer. A possibilidade de escolha cria um relacionamento genuíno.
Essa única restrição aos primeiros humanos não podia mesmo ser chamada de privação. A situação não era como retratam alguns quadros, com Adão e Eva sentados sob duas árvores solitárias, com alguns poucos frutos à sua disposição. Eles tinham abundância.
“Então o SENHOR Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento.” Gênesis 2.9

Criados para a Sua Glória
Ao dar a Adão e Eva uma opção de escolha, Deus não estava querendo que eles se tornassem independentes. Pelo contrário, o homem foi criado para refletir a grandeza de Deus — para honrá-lo.
“Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas.” Apocalipse 4.11
Quando um filho é obediente ao seu pai, ele o honra. O mesmo acontece entre o homem e Deus. O homem foi criado com vontade própria para que, através de suas escolhas obedientes, ele honre o Senhor. De fato, como Criador do universo, Deus merece toda a honra que o homem pode lhe dar. Mostrar esse respeito resultaria em tremendos benefícios. A Bíblia diz que quando o homem se submete ao plano de Deus para ele, encontra a maior felicidade, satisfação e realização. Foi assim com Adão e Eva.
Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. Gênesis 1.28

Homem – Amigo de Deus
Deus estava comprometido com o bem-estar de Adão e Eva. Deus estava lá para satisfazer cada necessidade que eles tivessem.
Disse Deus: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi. Gênesis 1.29-30
A Bíblia fala de Deus vindo no frescor da tarde para andar com o homem. Adão e Eva podiam fazer isto, pois eram inocentes de qualquer tipo de mal ou erro. Eles tinham uma perfeição que lhes permitia estar na companhia de Deus. Somente pessoas perfeitas3 podem viver na presença de um Deus perfeito.
Que experiência deve ter sido para esse novo casal — passear no jardim com o Criador do Universo! É bem possível que Deus tenha gastado tempo explicando em detalhes como fez as coisas, transmitindo conhecimento profundo sobre a complexidade das flores, chamando pássaros escondidos nos topos das árvores, apresentando animais isolados das florestas e apontando coisas que tinham escapado à observação deles. Sem dúvida, explicou as leis que mantêm tudo funcionando com tanta precisão. Que aula! E que Professor! Ninguém poderia ter explicado melhor como cuidar do jardim. O mundo era um lugar perfeito para se viver!
Mas Deus não era algum tipo de superprofessor rabugento e distante. O Criador era o melhor amigo de Adão e Eva. Na vida, o relacionamento familiar ideal é aquele no qual os pais dão carinho, e o filho, por sua vez, honra os pais com amor obediente. Esse era o relacionamento que Adão e Eva tinham com Deus. Deus amorosamente os supria de tudo, e eles amorosamente obedeciam ao Senhor, honrando-o. Foi assim que Deus criou as coisas.

 Criação Concluída
E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia. Gênesis 1.31
Muitas vezes, começamos um projeto com grande entusiasmo. Com o passar do tempo, mexemos nele uma vez ou outra e finalmente desistimos, colocando o produto não acabado na última prateleira do armário. Mas Deus sempre termina o que se propõe a fazer. Podemos mudar de idéia sobre nossos planos, mas Deus nunca muda.
Mas os planos do SENHOR permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações. Salmo 33.11
A Criação estava concluída. A Bíblia conta que Deus descansou no sétimo dia, não porque estivesse cansado, mas porque sua criação estava completa. Era tempo de recostarse e deleitar-se!

0 comentários:

Postar um comentário