Estudo 3: O Que Cremos Sobre Jesus



Professor: Pr Antônio Neto

Introdução
 Sem dúvida, a pessoa mais marcante na história do mundo é Jesus Cristo.  Um terço da população do mundo hoje se diz seguidor dEle.  Seus ensinos tem sido espalhado pelo mundo inteiro.  Até o próprio tempo é dividido em duas épocas: aC (antes de Cristo) e dC (depois de Cristo).  Nenhuma outra pessoa tem influenciado tanta gente quanto Jesus Cristo.
 E com tudo isso, a pessoa de Jesus Cristo--sua identidade, suas obras, seus ensinamentos--tem sido motivo de controvérsia desde os dias em que Ele andou na terra.  Muitas pessoas que afirmam crer em Deus não querem nada com Jesus.  Tentam menosprezar, ou até mesmo ignorar, suas palavras.
 Mas Jesus não será ignorado, e o homem moderno continua tendo que deparar com a centralidade de Jesus--ou rejeitando-o, ou recebendo-o em fé.
 Seria possível escrever volumes quanto a Jesus--sua pessoa, suas obras.  Pelos propósitos deste módulo, porém, iremos nos limitar a quatro áreas de estudo: divindade, humanidade, morte e ressurreição, e obras atuais.

Jesus Cristo é Deus
 Esta afirmação forma uma das bases chaves do cristianismo, e nos separa de outros grupos que falam "coisas boas" sobre Jesus.  É essencial que sejamos claros e bem informados neste assunto crucial.  Como, então, defender a divindade de Cristo?  A Bíblia--que é a nossa única fonte confiável sobre Jesus--apresenta provas claras e variadas de que Cristo é, de fato, Deus.
 A princípio, fica claro que Jesus apresenta atributos que só podem ser divinos, por exemplo Ele é onisciente (Mateus 2:6-8, João 2:25) e onipresente (João 1:48).  Além disto, nos evangelhos Cristo repetidamente faz atividades que pertencem somente a Deus.  Ele perdoa pecados (Marcos 2:9-11), Ele ressuscita os mortos (João 5:25), Ele enviou o Espírito Santo (João 15:26).  Além destas coisas, Jesus controla os elementos da natureza e recebe adoração dos homens (Mateus 14:31-33). 
 Talvez a prova mais forte da divindade de Cristo seja suas próprias afirmações ao seu respeito (João 8:58-59).  Aquele que afirmam que Jesus era um "bom homem" mas não Deus, tem que deparar com estas passagens.  Se Cristo não é Deus, então é mentiroso, e logo, não pode ser considerado um bom homem.

Jesus Cristo é Homem
 A Bíblia deixa claro que Jesus nasceu de uma virgem (Mateus 1:23), sendo antes concebido do Espírito Santo (Lucas 1:35).  Assim Cristo é filho de Maria, mas não de José (Mateus 1:16). 
 Sendo humano, ele apresenta as características de um homem: ficou cansado (João 4:6), teve fome (Mateus 4:2) e sede (João 19:28).  Ele possui um corpo humano (I João 1:1) e teve um desenvolvimento físico normal (Lucas 2:40). 
 Sendo Deus, Cristo abriu mão do uso independente dos seus atributos divinos (Filipenses 2:5-8), se submetendo ao Pai (João 6:39) e dependendo do Espírito Santo (Atos 10:38).  Este "auto esvaziamento" é chamado pelo termo grego kenosis.
 É importante enfatizar, no entanto, que, mesmo sendo homem, e mesmo sendo tentado da mesma forma que os homens, Jesus Cristo era sem pecado (Hebreus 4:15). 
 A final das contas…Jesus é homem ou Deus?  Pela Bíblia, vemos que a resposta desta pergunta é um enfático sim.  Esta junção do divino e humano é chamado pelos teólogos de "união hipostática", ou seja, Jesus Cristo é 100% Deus e 100% homem.  Em Cristo a humanidade perfeita e a divindade completa são unidas na mesma pessoa para sempre.

A Morte e a Ressurreição de Cristo
 A morte de Cristo na cruz não foi um acidente, nem representa uma derrota no ministério de Cristo.  Entendemos que ela foi decretada desde a eternidade passada (Apocalipse 13:8), e que foi necessária para satisfazer a justiça de Deus (Romanos 3:25, 6:23).  Pela sua morte Cristo nos substituiu (Mateus 20:28), nos redimiu (I Pedro 1:18-19), nos reconciliou com o Pai (II Coríntios 5:20), e fez a expiação (Hebreus 9:21-22) e a propiciação (I João 2:2) dos nossos pecados.
 E a grande notícia é que Jesus não permaneceu morto.  Depois de três dias, ele ressuscitou da morte.  Existem várias provas deste fato inédito na história da humanidade, entre eles o túmulo vazio (Mateus 28:6), a mudança na vida do Pedro e os outros discípulos (Atos 2), e a mudança no dia da adoração (Atos 20:7).  O fato da ressurreição é fundamental para a nossa fé, pois é o que nos dá certeza da nossa ressurreição futura (I Coríntios 15:12-20).

O Que Cristo Faz Agora
 Depois de sua ascensão ao céu (Atos 1:9), Jesus continua ativo.  Ele intercede pelos crentes (Hebreus 7:25), edifica (Mateus 16:18) e capacita (Efésios 1:19-20) a Igreja, habita no crente (Gálatas 2:20), e está preparando uma habitação para nós, junta com Ele (João 14:2).

Perguntas
1. Quais são algumas provas bíblicas que Jesus Cristo é Deus?
2. Quais são algumas evidências que Cristo ressuscitou da morte?
3. Qual a porcentagem de Jesus que é Deus, e qual a porcentagem que é homem?
4. Porque Cristo teve que morrer?
5. Porque a ressurreição de Cristo é importante para nós?

0 comentários:

Postar um comentário